loading gif
Loading...

Notícias



Novidades Âncora Editora para Novembro

09 Nov, 2016

Conheça aqui as novidades da Âncora Editora para o mês de Novembro.

Contos Durienses
Autor: João de Araújo Correia

ISBN: 978 972 780 567 9
Código: 42 003
Colecção: João de Araújo Correia
N.º páginas: 138
4.ª Edição: Outubro de 2016

Toda a obra de João de Araújo Correia é verídico testemunho, porque toda ela é o resultado de escrupulosa atenção à realidade humana e à realidade telúrica. O autor de Contos Durienses não se deita a fantasiar, no sentido pejorativo deste verbo. Faz, decerto, obra de imaginação, mas a matéria-prima com que a sua imaginação trabalha é colhida in loco e in fragrante. Os contos criados pela sua imaginação respiram verosimilhança, parecem a crespa realidade pela sumária razão de que o autor não se situa perante a realidade – humana ou paisagística, subjectiva ou objectiva –, na atitude do cão de loiça. Muito assimilou, muito viu, muito ouviu, muito sentiu, e por isso mesmo, chegado ao momento de fabular o seu conto, não lhe faltam verídicos materiais para o arquitectar. Não faz cópias, congemina uma realidade verosímil, feita de pedaços de variadas vivências que a memória lhe arquivou. Já alguém chamou à prosa de João de Araújo Correia gostosa e rescendente a pão rústico saído do forno, atrevida e aguda como agulha dos vinhos naturais. E chamou bem. A prosa dele é sempre assim, não só pela bossa temperamental do autor, mas ainda pela sua intimidade com a fala popular, que ele conhece como os dedos das suas próprias mãos. Não embarca em modas. Inclina-se para aquilo que parece ter nascido no signo da perenidade. Tem muito daquele engenheiro que aparece na História de uma criada velha, dos Contos Durienses: odeia a Moda, se for feia. Para ele não há antigo nem moderno – há o bom e o belo.



Memórias de África / Memórias do Oriente
Autores: José de Figueiredo Valente / Luís Dias Antunes
Edição geminada

ISBN: 978 972 780 570 9
Código: 44 008
Colecção: Fim do Império
N.º páginas: 324
1.ª Edição: Outubro de 2016

Memórias de África – Angola e Guiné
José de Figueiredo Valente
De entre os episódios que vivi nas minhas Comissões no Ultramar, em acontecimentos autênticos, mas em circunstâncias tão diferentes das que se vivem na nossa vida actual, a minha memória elegeu alguns, com exclusão dos de natureza operacional, que de uma forma ou de outra reflectem a natureza humana daqueles que neles participaram. São recordações certamente idênticas às evocadas por todos os que cumpriram aquelas Comissões e que viveram acontecimentos que de alguma maneira os tocaram e ficaram gravados na sua memória. O desenrolar desses acontecimentos e as situações, neles vividas, não serão talvez facilmente aceites por muitos dos que não viveram esses tempos, que poderão até considerá-los episódios de ficção, de tão afastados da realidade que conhecem, do normal dia-a-dia da nossa actualidade.



Introdução ao Estudo dos Partidos Políticos e Sistemas Eleitorais
Autor: Fernando Pereira Marques

ISBN: 978 972 780 571 6
Código: 10 024
Colecção: Estudos & Documentos
N.º páginas: 208
1.ª Edição: Outubro de 2016

Este livro é uma introdução destinada a estudantes ou a quem quer principiar a estudar os partidos políticos e os sistemas eleitorais de uma forma sistemática e nos seus aspectos fundamentais, de modo a ultrapassar as superficialidades do senso comum e do “ruído” mediático sobre temas tão relevantes para a nossa vida colectiva.
Fruto da experiência lectiva do autor durante bastantes anos e, obviamente, da reflexão e da actividade enquanto investigador, também assenta nalgumas obras de referência citadas e das quais, infelizmente, não há tradução disponível em Portugal (nalguns casos as edições existentes, e nem sempre fáceis de encontrar, são brasileiras). Com efeito, o estudo da Ciência Política, enquanto saber autónomo na Universidade, é recente entre nós e se já começa a haver uma importante bibliografia de produção nacional, esta, normalmente, fruto de teses (de mestrado ou de doutoramento) ou de investigações sobre temas bem delimitados, não é acessível a quem dá os primeiros passos nesse estudo. Em especial no que concerne aos partidos e aos sistemas eleitorais.



Carolina Beatriz Ângelo
Autor: José Ruy

ISBN: 978 972 780 568 6
Código: 8037
Colecção: Banda Desenhada
N.º páginas: 32
1.ª Edição: Novembro de 2016

Sinopse: Carolina Beatriz Ângelo – Pioneira na Cirurgia e no Voto, é o 81.º álbum publicado pelo mestre José Ruy e conta com a colaboração do Dr. João Esteves, como consultor Científico. Retracta a vida de Carolina Beatriz Ângelo (1878-1911), figura de vulto da Medicina Portuguesa, tendo sido a primeira mulher a operar  em Portugal.
Conciliou a sua actividade profissional com uma intervenção política e social intensa e marcante. Defensora dos direitos e da emancipação das mulheres, foi uma das principais activistas da sua época, tendo lutado por causas como a do sufrágio feminino.
Foi a primeira mulher portuguesa a votar nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, a 28 de Maio de 1911, após a Revolução do 5 de Outubro, tendo conseguido, ao abrigo da lei eleitoral vigente e após disputa com o poder político, favoravelmente arbitrada pelo Tribunal, a inclusão do seu nome nos cadernos eleitorais da Comissão de Recenseamento do 2.º Bairro de Lisboa.
Esta edição tem o apoio da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, na pessoa do Presidente do Conselho Regional do Sul, Dr. Jaime Teixeira Mendes.



Palma Inácio e o Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)
Autor: Luís Vaz

ISBN: 978 972 780 573 0
Código: 6043
Colecção: Pessoas
N.º páginas: 360
1.ª Edição: Novembro de 2016

Sinopse: «A vida ensinou-o a questionar os silêncios. Foram os silêncios que lhe deram um controle absoluto de si mesmo. Geria-os com modéstia, astúcia e inteligência. São as raízes operárias, que herdou dos seus antepassados, a despertá-lo para as realidades assimétricas. Foi ainda o ambiente social envolvente, desde o trabalho nas pedreiras de Cascais com tenra idade, às instituições educativas de Faro, onde estudou, que foi moldando a sua consciência de classe e iniciado na contestação, no protesto, nas acções de propaganda, enfim, na conspiração. António José Matias reivindicava apenas dignidade e respeito pelas diferenças. Afinal de contas, coisas tão simples que fazem parte da essência da natureza humana. Qualquer regime que negue estes valores promove a criação das suas próprias antíteses.
[...]
Enfim, o António José, como os amigos o tratavam, semeou sonhos e plantou árvores para se abrigar sob as suas copas em dias de temporal. E os sonhos e as árvores cresciam cada vez com maior pujança.»
In «António José da Silva Matias:  A Ponte Entre Portugal e Paris»



Argos – Revista do Museu Marítimo de Ílhavo, n.º 4
Autor: Museu Marítimo de Ílhavo

ISSN: 2183-0029
Código: MMI0004
N.º páginas: 192

Sinopse: No seu terceiro número, a Argos afirma-se como uma revista singular de museologia marítima. O projecto editorial nasceu da dinâmica de projecto do Museu Marítimo de Ílhavo, instituição que continua a assumir responsabilidades ousadas no campo da cultura marítima. Propositadamente, a Argos navega em águas internacionais. Pela simples razão de que o conhecimento dos museus deve ser multicultural, ainda que os museus do mar sejam muito diversos entre si. A Argos também navega em águas portuguesas. Embora o campo institucional da museologia marítima não exista em Portugal, importa construir redes, partilhar os melhores projectos, exaltar as experiências mais incrustadas nas comunidades e destacar as organizações que mobilizam conceitos criativos em torno dos patrimónios marítimos.
O presente número da Argos segue estas correntes e salienta o que se faz no Museu Marítimo de Ílhavo, sobretudo à volta da recriação imaterial do seu extraordinário património da pesca do bacalhau, a marca de água de um museu que, à semelhança do Oceano, tem os seus marcos, mas não conhece fronteiras.



Palma Inácio e o Golpe dos Generais (1947)
Autor: Luís Vaz

ISBN: 978 972 780 309 5
Código: 6021
Colecção: Pessoas
N.º páginas: 146

Sinopse: Palma Inácio levantou voo em território límpido algarvio e voou para Lisboa, qual bicéfalo, numa caminhada galopante a caminho do Sol. Voar era o seu sonho, porventura, o sonho de todo um povo que, mutilado na sua dignidade, encontrava no voo o engenho e a arte para fugir do inferno e escalar o céu, fosse com as asas dos anjos, dos deuses, das virgens, das aves voláteis ou de um raio que viesse a partir todos aqueles que suportavam a Ditadura. O voo de Tunes para Lisboa correspondeu ao voo do operário engenhoso ateniense Dédalo, que preparou a fuga do seu labirinto de clausura. Palma Inácio preparou com minúcia o voo contra o regime de Salazar, traçando a linha de navegação aérea na zona média, sem temer, contudo, voar nas zonas altas contra a corrente do vento ou nas zonas baixas contra as correntes redemoinhantes, revelando nas aventuras uma inteligência rara, própria apenas de jovens prodígios.




Palma Inácio e o Desvio do Avião (1961)
Autor: Luís Vaz

ISBN: 978 972 780 361 3
Código: 6027
Colecção: Pessoas
N.º páginas: 238

Sinopse: Luís Vaz reconstitui e analisa o célebre desvio do avião da TAP para a distribuição de 100 000 panfletos contra a ditadura. Para escrever este segundo livro dedicado às operações anti-salazaristas conduzidas por Palma Inácio, o autor entrevistou os membros do comando da «Operação Vagô» ainda vivos e foi com Camilo Mortágua a Marrocos para identificar os itinerários percorridos há meio século.




Tanto Amor Desperdiçado
Autor: William Shakespeare

ISBN: 978 989 8349 44 6
Código: BDM1043
N.º páginas: 140

Sinopse: O rei de Navarra, acompanhado por três jovens príncipes, faz o juramento de se dedicar exclusivamente ao estudo durante três anos: pouco sono, pouca comida e nenhum contacto com o sexo feminino é o contrato que os une. A princesa de França, acompanhada por jovens damas da sua corte, vem negociar em nome do seu pai, rei de França, o domínio da Aquitânia, perturbando para sempre este cenário. Os quatro homens apaixonam-se secretamente pelas quatro mulheres, mas são obrigados a esconder os seus sentimentos uns dos outros – para não faltarem ao juramento com que se comprometeram. Depois de um encontro onde homens e mulheres se disfarçam, desenham-se os vários pares amorosos; porém, no meio da festa, anuncia-se a morte do rei de França. A princesa terá de regressar ao seu país, e as damas impõem aos seus apaixonados um ano de afastamento, como prova de amor. Terá sido desperdiçado todo aquele amor?


Sinopse: Luís Vaz reconstitui e analisa o célebre desvio do avião da TAP para a distribuição de 100 000 panfletos contra a ditadura. Para escrever este segundo livro dedicado às operações anti-salazaristas conduzidas por Palma Inácio, o autor entrevistou os membros do comando da «Operação Vagô» ainda vivos e foi com Camilo Mortágua a Marrocos para identificar os itinerários percorridos há meio século.

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal