loading gif
Loading...

A Revolução das Plantas

Stefano Mancuso

2019 Editora Pergaminho

Sinopse

As plantas têm um consumo de energia extremamente baixo, uma arquitetura modular, uma inteligência distribuída e não têm centro de comando orgânico: não há nenhum organismo ou sistema neste planeta com o qual possamos aprender mais. Descubra A Revolução das Plantas: venha conhecer o mundo vegetal com um outro olhar, para vislumbrar o que será o futuro da raça humana.

Extras

Stefano Mancuso, membro fundador do International Laboratory of Plant Neurobiology e autor de vários bestsellers internacionais de divulgação científica, esclarece como a complexa organização anatómica das plantas exige um sistema sensorial muito desenvolvido, mostrando que as plantas têm um nível de inteligência, funcionalidade e memória ímpares, revelando-se por isso organismos equilibrados e de tal robustez e inovação que são mais modernos do que quaisquer outros.
Baseando-se nesta construção modular vegetal – de uma arquitectura cooperativa, sem centros de comando, capaz de se adaptar a profundas alterações – o autor defende que "deveríamos ter isto em consideração ao projetarmos o nosso futuro", pois a abordagem humana da conceção foi sempre a de replicar a organização animal: um cérebro que comanda e órgãos que executam, sendo exemplos disso os computadores ou as sociedades hierarquizadas – frágeis devido ao papel predominante de um sistema central.
Numa investigação riquíssima que surpreende com a explicação dos mais variados comportamentos das plantas, o académico italiano revela a imensidão que ainda há para descobrir e aprender sobre o mundo vegetal, exemplificando que em 2015 isoladamente foram descobertas 2034 novas espécies vegetais.

"Um livro fascinante e cheio de otimismo." – Library Journal

"Neste ensaio profundamente inteligente, o neurobiólogo Stafano Mancuso considera as diferenças fundamentais entre plantas e animais e desafia as nossas suposições sobre qual delas é a forma de vida “superior”." – Wall Street Journal

"No processo da fotossíntese, o inorgânico torna-se orgânico graças ao poder da luz. Stefano Mancuso consegue um feito de uma magia equivalente, no âmbito da divulgação científica, com A Revolução das Plantas, um livro sedutor e fascinante. Com capítulos que se leem como contos, conduz o leitor a uma verdadeira bioinspiração, e obriga-nos a pensar o Antropoceno a partir de uma perspetiva ecológica." – Letras Libres

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações

Manuela Araújo avaliou com .

Favoritos

AUGUSTO PINTO adicionou aos favoritos
Vanessa Moraes adicionou aos favoritos
Moisés Costa adicionou aos favoritos

Quem gostou deste livro também gostou de:

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal