Loading...

E. S. Tagino


Votos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de Utilizadores
Seja o primeiro a votar, clique na pontuação que deseja atribuír. Registe-se para votar.
1945 -

Biografia

E. S. Tagino é o pseudónimo literário de António José da Costa Neves, nascido em Grândola, em 18-04-45, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e residente em Almada desde há trinta anos.

O autor foi prémio nacional do Ministério da Educação para melhor aluno do ano e bolseiro da Câmara Municipal de Grândola e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Bancário, formador, gestor e administrador de empresas, em Portugal e no estrangeiro, combateu em África, na Guerra Colonial, tendo vivido em Moçambique os últimos anos da Administração Portuguesa, o período de transição e os primeiros passos da independência. Entre 1998 e 2002, por motivos profissionais, regressou a Moçambique tendo, então, amadurecido o romance "Mataram o Chefe de Posto", recente vencedor do Prémio Literário Cidade de Almada 2006.

Também, ao seu romance "Nem por Sonhos", uma história picaresca e delirante de um homem que se deixou enredar na teia dos seus próprios sonhos, foi, já este ano, atribuído o Prémio Manuel Teixeira Gomes, 2006/2007. Obra que, igualmente, irá ser publicada pela Saída de Emergência.

O autor tem ainda prontos para publicação os livros "Arquivo Morto" e "Uma Morte (Des)necessária" e, em parceria com Bárbara Vale-Frias, um livro de crónicas sobre o quotidiano e a memória, denominado "Sublimações", escrito durante o ano de 2005 e publicado regularmente, durante esse ano, no blogue com o mesmo nome.

No campo da poesia, E. S. Tagino manteve durante as décadas de 80 e 90 uma colaboração regular no Jornal de Almada, tendo recebido dois prémios literários nessa área. A sua poesia está agrupada em dois livros inéditos: "Sementeira de Esperança" e "Amor, Infinito Amor!".

 "Subversões", uma colectânea de textos revisionistas e iconoclastas sobre mitos, dogmas e diversos temas literários, e "Novelas Pouco Exemplares" são obras em preparação, bem como um novo romance com o título ainda provisório de "A Vida do Homem a quem Roubaram a Vida".

 

Livros escritos por E. S. Tagino

Adamastor (2008)

Vídeos de E. S. Tagino



Comentários

Precisa de se registar para aceder aos comentários.

Voltar

Top 10 de vendas

Novidades

Questão

Qual a secção do Portal da Literatura de que mais gosta?

Livros 46.33 %
Poesia 17.51 %
Também Escrevo 14.12 %
Escritores 10.73 %
Pensamentos 3.95 %
Adivinhas 2.26 %
Editoras 2.26 %
Provérbios 1.69 %
Vídeos 1.13 %

177 voto(s) até ao momento

Para poder votar é necessário estar registado no Portal da Literatura.
Registe-se

Este website contém 2822 autores e 6868 obras.