Loading...

Ana Filomena Amaral


Votos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de Utilizadores
Seja o primeiro a votar, clique na pontuação que deseja atribuír. Registe-se para votar.

Biografia


Ana Filomena Leite Amaral. Natural de Avintes, Vila Nova de Gaia, é mes­tre em História Económica e Social Con­temporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui o cur­so de pós-graduação em Ciências Docu­mentais/Biblioteconomia, e uma larga experiência como intérprete e tradutora de várias línguas europeias, mantendo particular contacto com a língua alemã. Foi professora e técnica superior do Minis­tério da Educação. Reside há mais de 20 anos na Lousã, onde fundou e dirige a cooperativa cultural Arte-Via. Celebrou 25 anos de escrita literária, com o seu último romance &ldquoO Cassador de Muros&rdquo, um &ldquoalerta para os muros que roubaram o futuro de gerações&rdquo. Ana Filomena Amaral relata a odisseia de um jornalista que percorre os países onde ainda existem tais obstáculos, na tentativa de os cassar, ao mesmo tempo que elimina os seus próprios muros também. 

Sinopse:  Neste romance, há muros que oprimem em nome da paz, muros brutais no limiar do genocídio. O jornalista Alberto faz-se ao caminho, da Coreia à Irlanda do Norte, do Saara Ocidental à Palestina, de Caxemira ao México e ao Brasil. A longa odisseia do cassador de muros.
 
Pelas piores razões, esta obra acaba de ganhar uma reforçada atualidade, devido à crise dos refugiados na Europa e ao levantamento de novos muros com que alguns governos tentam travar a fuga de milhões de pessoas da guerra, da fome, da intolerância e da pobreza extrema.
  
Ana Filomena Amaral é autora de 10 livros, entre ficção e investigação histórica, incluindo &ldquoO Cassador de Muros&rdquo, que em breve será traduzido em cinco idiomas (Turco, Inglês, Holandês, Italiano e Norueguês) e editado ainda nos Estados Unidos da América (EUA), onde publicou recentemente &ldquoVaulted Home. Those who cheated death&rdquo, versão em Inglês do romance &ldquoA Casa da Sorte&rdquo.

Publicou os seguintes romances: Uma porta abria­-se a fogo, 1989 O segredo do cavalo marinho, 1995 A casa da sorte, 2004 A coroa de Góis, 2007, Pão e água, 2011, O cassador de muros, 2014: Vaulted Home. Those who cheated death USA, 2014.
Em 1999, publicou a monografia histórica &ldquoAvintes na margem esquerda do Douro&rdquo e, nesta área, tem publicada &ldquoGóis entre o rio e a montanha&rdquo (1997).

 Também da sua autoria, &ldquoMaria de Lourdes Pintassilgo &ndash Os anos da Juventude Universitária Católica Feminina&rdquo é o primeiro trabalho de investigação sobre a antiga Primeira-Ministra publicado após a sua morte.
 
Em junho passado, a autora realizou uma digressão nos EUA, com apresentações de &ldquoVaulted Home&rdquo em várias cidades da costa Leste: Nova Iorque, Newark, Danbury, Fall River e Perth Amboy, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal.
 
Em Fevereiro a escritora apresentou este seu romance também em Malta e na Turquia.
 
Em agosto, com o conto &ldquoMulheres de água&rdquo, Ana Filomena Amaral venceu o Prémio Internacional &ldquoCidade de Araçatuba&rdquo, no Estado de S. Paulo, no Brasil. Brevemente será publicado o novo romance da autora.

Livros escritos por Ana Filomena Amaral

O Cassador de Muros (2014)



Comentários

Precisa de se registar para aceder aos comentários.

Voltar

Top 10 de vendas

Novidades

Questão

Qual a secção do Portal da Literatura de que mais gosta?

Livros 47.03 %
Poesia 17.30 %
Também Escrevo 13.51 %
Escritores 10.27 %
Pensamentos 3.78 %
Adivinhas 2.70 %
Editoras 2.16 %
Provérbios 2.16 %
Vídeos 1.08 %

185 voto(s) até ao momento

Para poder votar é necessário estar registado no Portal da Literatura.
Registe-se

Este website contém 2863 autores e 6953 obras.